CÉLULA EVANGELÍSTICA – 9

A quem damos ouvidos

Quebra-gelo: A quem temos dado ouvidos, quero dizer, a quem estamos ouvindo e tomando suas declarações como verdade em nossas vidas ? Jornais? Telenovelas? Fake News? Youtubers?


Texto: Números 13:25-35


Introdução: Nesta passagem bíblica lemos o momento em que o povo de Israel chega para tomar posse da terra que Deus havia prometido. Então são designados homens para espiarem a terra. Estes homens ficaram 40 dias observando a terra, os moradores, as cidades, as plantações e viram que como Deus havia dito, a terra realmente emanava leite e mel. Eles estavam maravilhados com a qualidade dos frutos. Porém o povo que ali habitava eram de grande estatura, poderosos e as cidades fortificadas.

Desenvolvimento:

  1. Deixar o medo influenciar suas decisões – estamos vivendo em um tempo que sentimos medo. Estamos inseguros quanto ao dia de amanhã, exatamente como aquele povo descrito no livro de Números. Eles haviam andado por muito tempo no deserto e agora estavam frente a frente com a promessa que Deus havia dado, isto deveria ser motivo de ânimo e alegria. Mas alguns homens olharam para as dificuldades e o medo influenciou a decisão que deveriam tomar. A decisão de avançar, de possuir o que já era deles. Quantas vezes deixamos o medo e a insegurança nos paralisar ou até mesmo recuarmos frente a
    nossas promessas e sonhos?
  2. A quem temos dado ouvidos – se olharmos o capítulo 14 notamos que o povo entra em desespero, chora, grita, querem eleger um novo líder e voltar para o Egito. No entanto Josué e Calebe os únicos homens que voltaram da expedição à terra prometida acreditando que poderiam tomar a terra e viver os planos de Deus, continuavam a incentivar o povo dizendo “a terra é muito boa, se Deus se agradar de nós a terra será
    nossa, não sejamos rebeldes”. Mas o povo, além de não dar ouvidos, ainda planejava apedrejar os dois homens. Atualmente devido ao grande acesso a mídias e a internet somos bombardeados de informações, vídeos, músicas, filmes, youtubers e deixamos nos influenciar e damos importância a todas estas informações, damos ouvidos a tudo isto.
    Deixamos de seguir a Deus e seguimos homens, tão falhos ou, arrisco a dizer, muito mais falhos do que nós mesmos.
  3. Provocando a ira de Deus – falando a verdade nós ainda somos assim como aquele povo. Lendo a Bíblia ou não, existem algumas atitudes que sabemos que são erradas. Por exemplo, matar, roubar, mentir, adulterar, enganar. Mas porquê fazemos?? Porque provocamos a ira de Deus e depois ainda culpamos a Ele por nossos fracassos e decepções? Entenda o contexto: Deus livrou o povo da escravidão, prometeu levá-los a uma terra muito produtiva e boa, durante todo o caminho provou seu amor e cuidado não deixando faltar, água, comida, sombra e calor. Mesmo assim, quando estão frente a frente da promessa, ao invés de ouvirem a voz de Deus, dão mais valor no que dizem os fracos, medrosos e incompetentes. Isso provocou a ira de Deus. Eu imagino o quanto eles murmuraram e reclamaram até Deus pensar em eliminar o povo.
  1. Deus é amor – apesar de toda nossa ingratidão, vemos em Josué 23:14 “— Eis que hoje sigo pelo caminho de todos os mortais, e vocês sabem de todo o coração e de toda a alma que nem uma só promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor, seu Deus, lhes falou; todas se cumpriram, nem uma delas falhou.” Outra verdade que precisamos ter em nossa vida é a que está em Números 23:19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que mude de ideia. Será que, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”

Conclusão: Precisamos ouvir e dar ouvidos àquilo que nos renova, nos restaura, nos alegra e nos leva mais perto de Deus. Deixemos de provocar a ira de Deus. Que possamos escolher as promessas e acreditar, tomar posse do que Deus tem para nós. Ore e peça a Deus que Ele te leve a enxergar e ouvir as promessas que tem pra você, leia a Bíblia e dê ouvidos ao que realmente importa, no mais, tudo Deus fará.

Dorli Quinelato.