CÉLULA EVANGELÍSTICA – 11

Posição frente a Deus

Quebra-gelo: Você já ouviu a frase: Deus não chama os capacitados, capacita os escolhidos? Ela é bíblica?


Texto: Êxodo 31:1-18


Introdução: Descobri hoje que esta frase foi dita por Albert Einstein e ela é sempre usada incompleta pois a frase toda seria: “Deus não chama os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança”. Apesar desta frase não constar na Bíblia, ao lermos o texto contido no livro de Êxodo 31:1-18, percebemos que ela é muito presente nos planos de Deus. Deus chama Bezalel e o enche com sabedoria, entendimento e ciência para trabalhar com diversos materiais que serão usados na construção da tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda.


Desenvolvimento:

  1. Para quê Deus nos capacita ? – no meu entendimento a capacitação vem para atender várias áreas. Pode ser na área da ciência, da inteligência, financeira, na saúde, força, resiliência, porém toda capacitação é dada para cumprir a vontade de Deus em nossa vida e também na vida das pessoas que estão ao nosso redor. Quando não entendemos essa lógica, nos perdemos em nosso próprio entendimento e corremos o risco de ficar como Saul, loucos.
  2. Posição frente a capacitação dada por Deus – um bom exemplo de como devemos nos posicionar frente a isso, está no Evangelho segundo Mateus capítulo 22, onde há a parábola de um Rei que fez uma festa para o casamento de seu filho e os convidados não compareceram. Diante disso ele saiu a chamar todos que encontrava e a festa aconteceu com muitas pessoas. Porém um destes convidados não estava vestido corretamente e
    acabou sendo expulso da festa. Concluímos que Deus convida a todos para sua obra, porém algumas pessoas estão muito ocupadas em seus afazeres e dizem não, outros até atendem o chamado mas não levam muito em consideração e não se vestem corretamente. Precisamos ter postura, firme posição frente ao chamado de Deus. É comum vermos pessoas que dão mais valor a coisas e a posses que, mesmo sendo
    chamados, têm dificuldade em ter uma posição de fé diante de Deus. Infelizmente acreditam que estão seguras no seu próprio entendimento e força e na ilusão que possuem o pleno comando de suas vidas.


Conclusão: O que você sentiria se fosse convidado a sair de uma festa por não estar vestido corretamente? Será que estamos prontos a responder ao chamado do Senhor? A grande notícia é que ao respondermos com a entrega de nossos corações, seremos capacitados e poderemos realizar coisas incríveis, transformando o nosso derredor.