CÉLULA EVANGELÍSTICA – 12

Coração na Paz

Texto Bíblico: João 14:1 e 27


Introdução – Quem nunca passou por momentos onde percebeu que seu coração estava inquieto? Muitas pessoas vivem uma vida assim, com o coração sempre agitado, com a sensação de que algo o está apertando, ou então sentindo palpitações fortes, fora do ritmo normal. Infelizmente, esses
sintomas são muito comuns no nosso dia de hoje.
Um coração agitado é prejudicial, pois nos leva à precipitação, nos leva a agirmos com base em nossos sentimentos, medos e ansiedade. Não é esta a vida que Deus tem para nós.


1) Você se considera uma pessoa com um coração inquieto? – Nossa mente divaga por passado e futuro, pensamentos de como poderia ter sido e como faremos amanhã. Isso é terrível e pode até mesmo ser um fator causador de doenças. Não é esta a vida que Deus tem para nós. Quando decidimos tomar conta de nosso próprio coração, este realmente pode ser o resultado. Mas podemos perceber através da Bíblia, que Deus tem interesse em nosso coração e um dos motivos é justamente porque Ele sabe que se nosso coração estiver Nele, a nossa vida pode ser muito diferente. Vemos em
Provérbios 23:26a, Deus fazendo esta declaração: “Filho meu, dá-me o teu coração. ” Nosso coração precisa estar no lugar mais seguro que existe: com Deus. Aquilo que está em nosso coração, governará toda a nossa vida. Provérbios 4:23 nos orienta a guardar em extremo o nosso coração pois dele procedem as fontes da vida. Como está o seu coração?


2) O que você considera necessário para ter um coração em paz? – Quanto engano vemos envolvido quando o assunto é ter um coração em paz. A maioria das pessoas acredita que somente terão paz em seus corações depois de conseguirem tudo o que desejam e acreditam precisar para suas vidas. Com base neste pensamento, um bom tanto de pessoas, acaba, portanto, descrentes a respeito de ter um coração em paz, visto que uma vida onde se consegue tudo o que precisa e deseja é praticamente
impossível. Mas não é isso que a palavra de Deus nos ensina. Existem alguns passos que podem nos levar a ter um coração em paz.
I — Crer em Deus e em Jesus. Jesus inicia dizendo para não permitir que nosso coração fique turbado, ao invés disso, nos ensina a crermos em Deus e Nele. Se cremos em Deus e se cremos em Jesus, então há esperança. Somente quando não conseguimos crer em Deus é que realmente podemos nos desesperar, pois fora Dele, não há possibilidade de ter um coração em paz. Decida hoje crer em Deus, crer em Jesus para que a paz reine em seu coração.
II — Receber o Espírito Consolador. Jesus nos fala para confiarmos Nele, pois Ele nos deixou um Consolador. O Espírito Santo, quando em nossas vidas, nos consola a respeito das dificuldades da vida, nos traz à mente que Jesus subiu para nos preparar um lugar para morarmos com Ele e que em breve Ele voltará nas nuvens para nos buscar. Enquanto estamos à espera de Jesus, temos a Ele como nosso amigo, como aquele que nos ajuda e nos consola.
III — Receber a paz de Jesus. Jesus nos fala em Sua palavra, que Ele nos deixou a Sua paz. Mas é uma paz diferente da paz que o mundo dá. É uma paz que independe de circunstâncias, da ausência de problemas e dificuldades. Esta paz só pode vir de Jesus para nós. Ele já nos deixou. Precisamos receber esta paz para que o nosso coração seja aquietado.


Conclusão: Muitas situações na nossa vida podem nos levar a ter um coração agitado, turbado, mas independentemente de qualquer problema ou luta que se levante, Jesus tem para nós um coração em paz. O Espírito Santo vai nos ajudar a guardar a nossa mente e coração em Cristo Jesus. Você deseja ter um coração em paz?


Desafio: Esta semana, procure perceber se seu coração tem andado inquieto com alguma situação. Peça ao Espírito Santo que traga o Consolo sobre a sua vida. Separe um tempo para orar e entregar a Deus o seu coração.


Pr. Eliel Cordeiro