CÉLULA EVANGELÍSTICA 17

O Verdadeiro Amor

Quebra-gelo: Vivemos numa época em que as palavras cada vez se distanciam mais do real significado. Como vocês acham que o mundo vê a palavra amor ou amar? O que tem se escutado nas rádios e mídias sobre esse termo?


Texto Bíblico: 1 Coríntios 13: 4-7


Introdução – O apóstolo Paulo, quando se dirigia em carta aos coríntios, lhes deu um ensinamento valoroso sobre o amor, tendo em vista que a igreja de Corinto passava por muitas tribulações entre os irmãos e nessa passagem o que ele nos mostra são as virtudes desse verdadeiro amor e das qualidades de um seguidor de Cristo. Essas virtudes podem ser interpretadas como ser paciente, bondoso, caridoso, humilde, afetuoso, calmo, altruísta, compreensivo, perdoador, justo, verdadeiro, empático, compassivo, crente na verdade e resiliente às aflições, apoiando os irmãos no sofrimento;

Desenvolvimento
1) O Verdadeiro Amor – Nesse momento, há uma grande distorção na visão do mundo sobre o amor, e uma grande dificuldade em achar o verdadeiro sentido dessa palavra, mas não é um desafio só para nossa época. Na primeira carta aos coríntios, ainda no primeiro século da era cristã, o Apóstolo Paulo descreve a situação da igreja relatando que há rusgas e divisões entre os irmãos (1 Co 3:3), e por isso teve que lembrá-los do Amor verdadeiro, aquele vem do exemplo de Jesus. Se olharmos atentamente
aos versículos perceberemos que todas as sentenças descritas por Paulo são ações e não só sentimentos; ao contrário do amor falso que veremos em diante, o amor verdadeiro pode ser executado. Ele age, ele transforma, demonstra seu potencial, não está parado esperando e foi criado para ser demonstrado, colocado em ação. No Evangelho de João, o próprio Jesus nos dá o seu mandamento a respeito do amor dizendo: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:12-13).


Amar irmãos é doar-se, é serviço, e mais do que isso é sacrificar nossos interesses e nosso ego em favor de outros, assim como o próprio Jesus o fez;


2) O Amor do Mundo – Já que vimos o verdadeiro amor, acredito que é importante entender o que é o amor falso. Se de um lado da moeda temos o verdadeiro amor de Deus, do outro está o do Mundo, o falso, que muitos buscam quando não estão completos por Deus, pois esse amor não legítimo parece completar por um instante, contudo, logo mostra o quanto tem espaços vazios em seu interior; Uma alegoria rápida: nosso coração é como uma vasilha redonda moldada a forma de Deus, muitos tentam enchê-la com as coisas deste mundo que parecem pedras de brilhante, mas ao colocá-las todas juntas ainda ficam com espaços entre si, todavia Deus e seu amor é como água que ao ser derramada dentro dessa vasilha toma todo seu interior sem deixar espaços.


Sabemos que o amor desse mundo é só o reflexo do ego desse ser humano falho e se reflete no formato de seu coração vazio neste mundo, de forma que:
● Só é afinidade: não é profundo e não se associa;
● Descartável: não tem compromisso e não quer comprometer-se;
● Não se apega: quando não supre seus interesses acaba;
● Age em benefício próprio: supre uma necessidade do ego;
● Ilude: cria expectativas frustrantes e frustráveis;
● Não exige esforço próprio: não precisa mudar nada em si mesmo;


O Apóstolo Paulo nos aconselha em 1 Coríntios 10:24 dizendo: “Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros”, exemplificando o quão diferente é o amor de Deus em relação ao do mundo, o qual um é altruísta e Cristocêntrico enquanto o outro só se importa consigo, com o próprio ego.


Conclusão: Amados, nessa vida temos o livre arbítrio, podemos fazer tanto o mau como o bem, inclusive podemos escolher Amar. E sendo ricos no amor de Deus, podemos, como um espelho, refletir esse amor brilhante como chama nesse mundo de trevas. Para que eu possa amar devo buscar
as qualidades do Amor de Deus e agir para disseminá-lo

● Ao tratar alguém com paciência, estamos amando.
● Ajudar as pessoas sem esperar nada em troca
● Ser bom com que é mau a nós
● Aguentar as provocações sem maltratar
● Ser gentil e humilde


Lembrando sempre que o maior ato de Amor veio de Jesus ao morrer para nos livrar do pecado e da condenação eterna, e por isso um dos maiores atos de amor que podemos executar é levar o evangelho, a mensagem do amor de Cristo, aos que não o conhecem e aos que sofrem, pois assim
poderão participar conosco da maravilhosa eternidade com o Pai.


Arthur Arana